O Departamento
Nacional de Trânsito (Denatran) liberou modificar a suspensão dos carros,
inclusive com a chamada suspensão regulável. Até então carros com esse sistema
só poderiam rodar se ele viesse de fábrica.
A alteração,
usada por quem pretende rebaixar o veículo, é um recurso comum do tuning, mas
só era permitida com uso de suspensão fixa (alteração de molas e
amortecedores). No entanto, em agosto passado, até isso havia sido revogado
pelo Denatran, em caráter temporário.
Nesse
intervalo, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) criou um grupo de trabalho
para definir mais detalhes para a legalização, reunindo empresas do setor,
entre outras entidades. As novas regras foram publicadas no Diário Oficial
desta quarta-feira (26), com base na resolução número 479.
O que é aceito agora
As novas regras
liberam a alteração do carro tanto com suspensão fixa, que é a que costuma vir
de fábrica, quanto com a regulável, que permite controlar a altura do veículo. Porém,
o Denatran estabeleceu uma altura mínima do carro em relação ao solo, de 10
centímetros. Ela é medida considerando a parte mais baixa do veículo. Além
disso, o conjunto de rodas e pneus não poderá tocar em parte alguma do veículo
no momento do esterçamento.
"É uma
questão de segurança: se um veículo não consegue ser totalmente esterçado, numa
curva, por exemplo, ou precisa entrar de lado para passar em uma lombada, tem
que ser barrado", diz Harley Bueno, diretor da Associação Nacional de
Organismos de Inspeção (Angis), que reúne empresas que vistoriam veículos
modificados e diz que o rebaixamento de carros é a modificação mais comum
vistoriada por essas empresas.
Bueno também
fez parte do grupo que estudou o assunto junto ao Contran: "Até então não
havia nem a determinação de altura mínima em relação ao solo.", lembra.
Para que serve a suspensão
O sistema de
suspensão serve basicamente para absorver as irregularidades do solo,
oferecendo estabilidade e preservando a estrutura do carro. Em geral, as
montadoras adotam um ajuste que deixa o carro mais confortável, para não
sacudir tanto os passageiros na buraqueira das ruas.
Quando
rebaixado, o carro fica mais esportivo, transferindo mais as irregularidades do
piso para quem está nele, ou seja, fica mais duro e menos confortável.
Tipos de suspensão
Há dois tipos de suspensão: fixa, mais comum, e
regulável. A chamada regulável ou móvel pode ser de rosca (que é como a fixa,
só que não travada) e a ar comprimido. Até então, era ilegal trocar a suspensão
de fábrica por uma desse tipo.
Atualmente,
alguns carros esportivos já saem de fábrica com suspensões reguláveis. A
maioria permite que o motorista decida entre o conforto e a esportividade. Em
alguns casos, o próprio carro ”faz” a escolha em função da velocidade e
condições da pista, e alguns poucos modelos oferecem ajuste de altura, que são
pré-determinadas.
Como regularizar
Assim como
ocorre com qualquer modificação das características originais de um veículo
aceita pela lei, a mudança na suspensão deve ser informada ao órgão de trânsito
estadual (Detran), que irá autorizá-la.
Posteriormente,
o carro deverá ser vistoriado por empresa de inspeção credenciada pelo Detran.
"Será medida a altura em relação ao ponto mais baixo do veículo, e não
mais em relação ao farol baixo, como antes", explica Bueno. Também passará
a ser feito o teste de esterçamento.
A alteração
também ficará registrada no documento do veículo, onde constará inclusive com a
altura em relação ao solo.
Risco à segurança
O colunista do G1, Denis Marum, alerta que qualquer modificação deve
ser feita por profissionais especializados e, ainda assim, requer cuidados.
"Todos sabemos que os veículos originais de fábrica passam por diversos
testes de durabilidade e desempenho. Equipamentos especialmente desenvolvidos
para este fim identificam possíveis falhas de projeto e estabelecem os limites
de fadiga de materiais e, mesmo assim, e com toda essa estrutura, os defeitos
aparecem", lembra. "A situação fica mais delicada quando o projeto
original é alterado, por isso é importante evitar altas velocidades. O estouro
de um amortecedor ou quebra de uma mola pode colocá-lo em uma situação difícil
se você estiver acima de 100 km/h."
Segundo Marum,
existe uma consciência muito grande entre quem curte fazer modificações.
"A maioria sabe que possui carros especiais e que este fato merece atenção
redobrada em relação aos cuidados com manutenção preventiva. Assim, acabam
sendo mais cuidadosos do que muitas pessoas que mantêm seus carros originais.
Eles sabem que, a qualquer sinal de instabilidade ou ruído, deve-se encostar o
carro e fazer um exame detalhado das peças envolvidas na personalização."
Caminhões
As novas regras
do Denatran também contemplam veículos pesados. "Na verdade, a maior
preocupação foi por causa dos caminhões", explica Bueno. Segundo ele,
alguns veículos costumam circular com a traseira arrebitada. "O
caminhoneiro rebaixa a dianteira e levanta a traseira."
Com essa
mudança, em casos de acidente, lembra o diretor da Angis, carros pequenos que
se chocasse com a traseira desses caminhões correm o risco de entrarem por
baixo dos veículos. "E mesmo em carros de médio porte o pára-choque não
aguenta e a traseira do caminhão se choca contra o peito do motorista".
O Denatran estipulou que, para caminhões, em qualquer condição de operação, o nivelamento da longarina não deve ultrapassar dois graus a partir de uma linha horizontal. E vetou alteração na suspensão dianteira, exceto para instalação do sistema de tração e para incluir ou excluir eixo auxiliar, direcional ou autodirecional.
Fonte; G1 - http://g1.globo.com/carros/noticia/2014/03/denatran-libera-suspensao-regulavel-usada-para-rebaixar-carros.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário